terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Meus 10 jogos de RPG (SNES)

Falarei sobre os jogos de RPG (Role-playing Game). RPG é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais osjogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.


Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura em grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, cartas, esportes ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam por que alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.



Mas estou aqui para falar de jogos de RPG eletrônico. Que pode ser considerado bem diferente dos jogos habituais de RPG. Muitos jogadores de RPG não consideram o jogos feitos para video game e computador como "RPGs reais". Pela falta de liberdade em comparação aos jogos "de mesa", esses jogadores afirmam que os jogos eletrônicos seriam na verdade jogos de aventura com elementos de RPG. Em um jogo de RPG eletrônico, você controla personagens que seguem uma história pré-determinada, aonde seu personagem se desenvolve com o passar do tempo. Além dessa característica é difícil definir o que seria um RPG eletrônico, existe uma enorme variedade de jogos que se encaixam nessa classificação. Existem também os MMORPG (Massive Multiplayer Online RPG - Jogos de Interpretação Online Massivos), jogos aonde diversas pessoas se conectam e jogam simultaneamente em um mesmo mundo.


Falarei aqui meus 10 jogos de rpg que mais me deixaram animado jogando, ou me emociona pela história do SNES.


The Legend of Zelda: A Link to the Past (1991)


Nesta aventura, na qual a história conta com o guerreiro Link iniciando sua trajetória de encontro com os inimigos, o malvado Ganon invade Golden Land e toma para si a Triforce, a relíquia sagrada que possui três pedaços representando força, sabedoria e coragem. Com sua vitória inicial, ele prossegue até uma terra chamada Hylure para continuar suas conquistas, porém um feiticeiro chamado Agahnim destrói Ganon para se tornar um inimigo ainda maior, com suas forças sobrenaturais.

Com o rei morto e diversos desastres ocorridos, Link recebe um chamado da princesa Zelda, que foi presa no calabouço do castelo de Hylure. Apenas com a inteligência e coragem, ajude Link a encontrar os itens úteis pelo caminho e combater o mal para salvar sua terra. Encontre conhecidos e converse com pessoas para receber boas informações e continuar sua trajetória.



Chrono Trigger (1995)


Há milhões de anos, uma chuva de meteoros dizimou a vida na Terra e separou os continentes. Agora, nos tempos atuais, Lavos, o alienígena responsável pelos meteoros, se fortaleceu, devorando as profundesas de nosso planeta. Em 1999, Lavos saíra dos subterrâneos e devastará todo o planeta. Mas um fino raio de esperança brilha do passado. Um garoto chamado Crono , junto com seus amigos, descobriu uma maneira de viajar no tempo, e talvez, reescrever a história. Crono é o herói e a única esperança de um planeta à beira da destruição. 


Breath of Fire 2 (1994)


O jogo começa em uma mina de chrys, localizada em um lugar remoto do mundo onde o mineral raro e poderoso é extraído a partir de restos fossilizados de dragões. Quando os mineradores decidem explodir uma grande pedra de chrys utilizando dinamites, um bebê dragão preservado, porém desgastado e confuso pelos séculos de hibernação emerge rapidamente e ataca os mineiros que entram em pânico, até ser nocauteado e colocado a bordo de um trem para ser levado e ser estudado. Na saída da mina, o dragão se lança com sua gaiola para fora do trem, descendo pela colina e cai nos arredores de uma grande floresta, onde se transforma em um menino antes de voltar a perder a consciência. Algum tempo depois, ele é encontrado por Rei, um ladrão, membro da tribo Woren dos homens-tigres e por um orfão que o acompanhava e acredita que eles estão lidando com apenas mais uma criança abandonada.


Secret of Mana (1993)


A história se passa em um mundo fictício durante um período não especificado e após uma guerra entre a civilização e os "deuses", a respeito do uso de mana para abastecer a "Fortaleza de Mana", uma embarcação de guerra voadora. Usando o poder da Espada de Mana, o herói destruiu a fortaleza e devolveu a paz ao mundo. Tudo começa quando três garotos da vila Potos desobedecem as instruções do Ancião e vão a uma cachoeira próxima dali, onde dizem haver uma tesouro. Um dos garotos (o principal) tropeça e cai no lago, onde acaba encontrando uma espada enferrujada presa a uma pedra. Guiado por uma voz, ele retira a espada e liberta monstros em Potos e por todo o reino. Os aldeões interpretam a remoção da espada como um mal presságio e banem o garoto da vila.Um cavaleiro chamado Jema reconhece a lâmina como a lendária Espada de Mana, e encoraja o garoto a reenergizá-la através dos 8 Templos de Mana. Durante sua jornada, ele une-se a um "duende" e a filha de um nobre de Pandora. O duende orfão, inicialmente tenta trapacear mas depois acaba juntando-se ao garoto na esperança de recobrar sua memória. A garota une-se ao grupo na busca de seu amado, Dyluck, um oficial do exército de Pandora que está desaparecido. Através de suas viagens, o trio é perseguido pelo Império, que procura libertar as oito Sementes de Mana e reviver a Fortaleza de Mana. Sem saber, o imperador e seus subordinados estão sendo manipulados por Thanatos, um demônio antigo que ofereceu-lhes ajuda para dominar o mundo. 


Secret of Evermore (1996)


A história conta como um garoto e seu cachorro são transportado inadvertidamente a um mundo fantástico criado por uma excêntrica doutor. O modo de jogo tem alguns parecidos ao de Secret of Mana, como por exemplo que os combates se jogam a tempo real. O jogador guia ao garoto e a seu cachorro (que se transforma continuamente) até Evermore, um mundo composto por várias esferas separadas que simulam algumas épocas da história humana, como a Pré-história. O jogo, além disso, permite alternar o controle do jogador (se pode conduzir tanto ao garoto como ao cachorro) para resolver alguns quebra-cabeças.


Final Fantasy VI (1994)



1000 anos antes do início do jogo, houvera a guerra dos Magi, no qual três deusas tornaram os humanos seres mágicos chamados Espers(criaturas como fadas, sátiros e unicórnios). Vendo o dano que faziam, as deusas libertaram os Espers e se tranformaram em estátuas. Ao fim da guerra, vendo as grandes diferenças, os Espers se fecham em um mundo próprio, isolando-se completamente do mundo dos homens. Com isso, a magia é abolida do mundo e a humanidade se vê com a necessidade de voltar seus olhos para a tecnologia novamente.


O planeta se reconstruiu, o homem redescobriu a pólvora e as máquinas a vapor. No tempo presente, o Império, uma potência maligna e emergente liderado pelo Imperador Gestahl e seus generais - Kefka Pallazzo, Celes Chere e Leo Cristophe - está tentando ressuscitar a magia, extraíndo o poder dos Espers. Numa tentativa de invadir o mundo selado dos Espers, Gestahl encontra Terra, uma garota filha de uma humana e de um Esper chamado Maduin, com a capacidade de usar a magia. Ele a cria no seio do Império e a escraviza para lutar em sua legião.
Numa missão, ela consegue escapar do domínio que lhe era exercido com a ajuda do "caçador de tesouros", Locke, e se une aos rebeldes Returners. Ao longo de suas lutas, os Returners testemunham inúmeras atrocidades cometidas por Kefka, general do Império, e conseguem aliados entre as vítimas de seus crimes (entre eles a ex-general Celes).
Após atacarem Espers na cidade de Thamasa, o mundo dos Espers passa a flutuar - e no Continente Flutuante, Kefka trai Gestahl, e usa o poder das três estátuas das deusas da magia para reconstruir o mundo à sua imagem, conseguindo poderes divinos e isolando os heróis.
Um ano depois desse incidente, o mundo perdeu as esperanças - e Celes acorda numa ilha isolada, e passa a procurar os Returners sobreviventes, que partem para atacar o vilão em sua gigantesca torre.

Tales of Phantasia (1995)

A história gira em torno de Cless Alvein e Mint Adne, que voltam ao passado para poderem se encontrar com pessoas capazes de utilizar magia, algo inexistente em seu tempo. Magia é a única coisa que pode derrotar Dhaos, despertado após longos anos aprisionado. Eles tentam levar Klarth F. Lester, um Summoner, e Arche Klaine, uma meia-elfa, ao passado com eles, mas ambos estão ocupados com a guerra contra o próprio Dhaos no tempo deles.



Secret of Mana 2 (1995)



Anos se passaram, e todos os poderes destrutivos de Mana foram firmemente selados pelas "Mana Swords" dentro de oito sementes, todos colocados em oito diferentes reinos. Mas algumas pessoas conhecem esses poderes selados, e eles não querem libertá-las para o bem da humanidade, mas para seu poder próprio - como o reino de "Altena", que está lentamente congelando e que pode ser salvo apenas pelos poderes lendários.

Bahamut Lagoon (1996)


O Reino de Kahna corre grande perigo. O Emperador Sauzer está obcecado com idéias de dominação territorial, e está pronto para invadir o Reino de Kahna a qualquer momento. O personagem principal é Byuu, o Líder do Esquadrão de Dragões, uma das principais esperanças de proteção do reino, e ele prometeu estar sempre ao lado da princesa Yoyo. Mas será que eles conseguirão proteger Kahna? Será que Byuu poderá ficar sempre junto à Yoyo? O lendário dragão Bahamut poderia proteger o reino, mas será que ele conseguirá ser acordado a tempo? Bahamut Lagoon.

Super Mario RPG (1996)

A história de Super Mario RPG começa com a Princesa Peach sendo novamente raptada por Bowser (King Koopa na versão japonesa). Mario corre até o castelo de Bowser e salva a princesa. Entretanto, ao contrário dos jogos anteriores da série Mario, em Super Mario RPG, Bowser não é o principal vilão.
Uma espada gigante, que atende pelo nome de Exor, desce do céu e cai diretamente sobre o castelo de Bowser, arremessando para longe os que neste estavam. Mario aterrissa em sua casa, enquanto que o destino da Princesa e de Bowser é um mistério. Ao retornar ao castelo de Bowser, Mario observa a espada gigante derrubar a ponte que dá acesso ao castelo. Decide então procurar a princesa em outros lugares.
No caminho, Mario encontra Mallow e Geno, e descobre que este último não é deste mundo. Geno está atrás das Sete Estrelas que compõem a Star Road, as quais caíram na Terra após a queda da espada gigante. Geno revela também que a espada é um dos membros da gangue de Smithy, o principal vilão do jogo.
Mais tarde, Mario encontra Bowser batendo na porta da Booster Tower, o local onde a princesa caiu, após ser arremessada pelo impacto da espada gigante. Bowser une-se à Mario para recuperar seu castelo e ambos resgatam a Princesa. Agora, os três, juntamente com Mallow e Geno, partem para recuperar as estrelas perdidas e derrotar Smithy.


Muito jogos de RPG joguei do SNES. Todos esses eu terminei. Todos RPG que joguei eu terminei hahahaha (sem querer ser convencido, mas meus amigos me conhecem como pegou o jogo em 2 dias termina kkkkkkkkkk se tiver como no tempo normal de jogo terminar). Colocaria uns 30 jogos se bobear aqui. Mas esses 10 tiveram um gostinho especial. Posso ter esquecido de algum que gosto muito. Provável, mas se lembrar eu posto nos comentário. 

E vcs, quais são os 10 jogos de RPG que mais gostou do SNES? Essa só viciados mesmo vai responder.

Abraços e beijos para todos!!! :D
E, para ti meu amor... vários e vários beijos... :(

8 comentários:

  1. Não acredito que vc jogava isso Cassius ¬¬'

    ResponderExcluir
  2. Estudos atuais dizem que jogos eletrônicos são excelentes para diversos tipos de de atividades, incluindo memorização, aprendizado de línguas e coordenação motora.

    ResponderExcluir
  3. Que saudades!!
    Nostalgia boa hehehe
    Meu favorito de tdos por mais difícil que seja escolher é Crono como me diverti durante horas jogando foi uma viagem ao futuro e passado...
    personagens adoravies uma ótima historia e grandes batalhas!!
    com certeza eu jogaria novamente hoje, alias deu
    mta vontade hehehe
    Foi um prazer ler esse post um mergulho na minha infância...

    ResponderExcluir
  4. Chrono Trigger eu joguei demais por causa de todos os finais do jogo. Me matei para ver todos rs Junto com o Chrono, o Secret of Mana, Zelda e Evermore foram os que mais me deixaram com nostalgia. Aqueles que a história mais me emocionou. Aliás os que postei ai foram as histórias que mais me deixou emocionado. Como falei, poderia ter dito uns 30 rpg que joguei. SNES foi a glória desse tipo de jogo, depois vem o Playstation 2.

    ResponderExcluir
  5. Final Fantasy todo mundo já jogou ... só faltou o meu NeverWinter aí

    ResponderExcluir
  6. hahaha mas Neverwinter Nights é para PC poxa. Eu quis postar só do SNES. Mas pretendo ainda fazer um top 10 dos rpgs que eu acho mais legais que já joguei.

    ResponderExcluir
  7. Só pra avisar que to jogando desde ontem Crono no Ds huhuhuhuhuhuhuhu!!!!!!!!!!!!!!!!
    Quero ver teu top 10 rpg, não sei se eu conseguiria fazer um top 10 tenho uma lista tão grande de favoritos...

    ResponderExcluir
  8. Eu devo ter mais de 50 jogos de rpg terminados (eu tenho um caderno que anotava kkkkkk). Parei de anotar, mas passei de 1000 jogos terminados em toda minha vida uhauhauhauhaua É sério!

    ResponderExcluir