domingo, 22 de maio de 2011

Survival Horror

E ae galera, beleza? Hoje vou falar de Survival Horror. Para quem não sabe survival horror é um gênero de jogos que exploram o horror, cuja a única função que tem no jogo é sobreviver. Esse tipo de gênero é antigo, no começo dos anos 90 começou com o jogo Alone in the Dark. Mas que só começou mesmo a emplacar com as franquias Resident Evil e Silent Hill. O tipo de jogo survival horror varia muito os temas. De seres sobrenaturais, dinossauros, biológico. lendas sobrenaturais, muita coisa pode ser usada como tema. E geralmente se baseiam no horror psicológico. Aquele que fica martelando na cabeça e deixando você com a adrenalina a mil conforme vai andando no jogo. Adoro esse tipo de jogo. E vou postas aqui os meus jogos que joguei que mais gostei. Vamos lá então.

Foto do jogo Resident Evil 5
Franquia Resident Evil ou Biohazard - É uma série de jogos criada por Shinji Mikami e desenvolvida pela Capcom, ela foi responsável por popularizar os gêneros de survival horror e Ficção científica, alcançando enorme sucesso (40 milhões de cópias vendidas até maio de 2009). Essa franquia foi muito influenciada pelos filmes de zumbis de George A. Romero, e também pelas série de horror Alone in the Dark para PC. Para quem quiser saber a história do Resident Evil, clique aqui.

Alone in the Dark - É um jogo de computador produzido pela infogrames em 1992, que trouxe ao mundo dos games o gênero survival horror. O jogo foi bem elaborado, com bom enredo, ótimos cenários, trilha sonora divertida (e assustadora) e muitas outras coisas. A história começa quando Edward Carnby, um detetive de casos sobrenaturais, é contratado por Emily Hartwood para investigar a causa do suicídio de seu tio, Jeremy Hartwood, que foi encontrado morto no sotão de sua mansão, chamada de "Mansão Decerto". Chegando na mansão,Carnby e Emily, viram que a morte de Jeremy, talvez, não fosse mesmo um mero suicídio.

Fatal Frame 3
Fatal Frame - Criado pela Tecmo, Fatal Frame é dos jogos de survival horror mais bem recebidos na atualidade. O principal objetivo no jogo é resolver mistérios que está ligado às antigas superstições japonesas. Os principais inimigos que o jogador terá que enfrentar são fantasmas; alguns amigáveis, mas a maioria não é. A sua única forma de defesa é a Camera obscura, que permite ao jogador exorcisar os fantasmas tirando fotografias deles, selando seus espíritos no filme. Para quem quiser saber mais sobre a franquia e a história, clique aqui. 


Manhunt 2 - É um jogo eletrônico desenvolvido pela Rockstar, e a sequência do Manhunt de 2003. O jogo foi liberado na América do norte para o Wii, Playstation 2 e PSP no dia 31 de outubro de 2007. Era originalmente marcado a liberação em julho, mas estava suspenso antes da Take-Two devido a uma rejeição de avaliação no Reino Unido, na Irlanda e um AO que tacham nos EUA por ser muito violento. Para quem quiser saber mais sobre a história.





Obscure - É um jogo de ação e terror. Em termos de terror, Obscure tenta misturar um ambiente de Resident Evil com alguns toques de Silent Hill. Do primeiro retira o estilo de jogo e alguns sustos imediatos; do segundo consegue transmitir-nos aquela sensação de que algo vai acontecer, quando na verdade nada passa. Se bem que a tensão não esteja presente durante todo o tempo, existem momentos em que ela se acentua. História do Obscure e Obscure 2.


Silent Hill - A série se baseia no clima terror, tendendo, não raramente, ao bizarro e grotesco, mas sempre voltado ao psicológico, buscando criar um ambiente de medo e tensão através da ambientação tanto gráfica quanto musical. A principal diferença entre o survival horror psicológico, criado em Silent Hill, e os outros jogos semelhantes é a quase ausência de sustos. Uma característica típica da série é o design dos monstros: em todos os jogos, há criaturas humanoides ou animalescas, o que leva a uma tendência visualmente bizarra. Aqui está um link bem legal que conta a história para vc entender melhor. Clique aqui.

The Suffering - É um jogo que foi produzido pela MIDWAY, nele você é Torque, um detento condenado por ter matado sua mulher e filhos e mandado para a prisão localizada numa ilha, a ilha Carnate, local que no passado foi palco dos mais cruéis e desumanos acontecimentos e que agora foi transformado no presídio de Abbott, local para onde são mandados os piores criminosos do país. Em Abbott, Torque terá que sobreviver à uma experiência paranormal e assustadora para sobreviver ao caos criado em um ambiente escuro e destruído, ao mesmo tempo que tenta descobrir os mistérios relacionados ao assassinato de sua família (dependendo do fim do jogo: ele matou a família à sangue frio; ele matou a família por acidente; ele foi preso injustamente por que um grupo de criminosos matou a família dele), tendo que encarar horrores inimaginários aos seres humanos. Ele também tem que decidir seu próprio destino por que ele também irá interagir com outros personagens. Um fato interessante é que a ilha tem alguma relação paranormal com Torque e outra idéias interessante que foi usada no jogo foram as visões que Torque tem durante a aventura, desde flashbacks de sua família e visões dos espíritos de sua família e outras figuras até imagens que aparecem do nada com sons que acabam por assustar os jogadores.

Esses foram alguns dos jogos de survival horror que já joguei que gostei. Qual é o jogo de survival horror que você mais gostou? E qual foi o que deu mais medo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário