terça-feira, 12 de junho de 2012

Eurocopa 2012 - primeira rodada

Fala pessoal beleza?

Estou hoje aqui para falar da Eurocopa 2012! Como a maioria que me conhece sabe, sou apaixonado por futebol europeu! Adoro a técnica e tática que os times europeus usam. A disciplina e força física. Enfim, eu gosto do estilo europeu de futebol, mais do que das firulas sulamericana. E esperei para falar sobre a Eurocopa, depois que terminasse a primeira rodada, e para minha surpresa teve ótimos jogos pelo ponto de vista tático. ´

Grupo A - Pôlônia / Grécia / Rússia / Rep. Tcheca

Olha, eu honestamente acho o grupo mais fraco de todos! E achava que como anfitriã da Eurocopa, a Polônia não passasse sufoco na sua estréia contra a Grécia. Mas vimos um jogo bem fraco. Talvez pelo nervosismo de estréia, a Polônia não atacou como costuma fazer. Ambos os times são limitados e não saiu do empate de 1-1, com defesa do goleiro reserva Tyton da Polônia defendendo pênalti, depois que o titular foi expulso. Já no outro jogo, vem a forte Rússia, contra a Rep.Tcheca. A Rússia vem de uma invencibilidade de 14 jogos, jogando contra muitos times grandes, com destaque no 3-0 contra a Itália. A Rep.Tcheca eu estava vendo com bons olhos nessa Eurocopa, vindo com o gigante Cech no gol com Rosicky e Baros na frente comandando um time bem chato taticamente, com muita técnica e controle de bola. Mas o jogo não foi bem assim. A Rússia vem jogando um forte jogo de marcação, com contra-ataques fortes pelas laterais e muita velocidade, a Rússia conseguiu se impor contra a Rep. Tcheca, que não conseguiu marcar a forte movimentação russa. Arshavin com duas ótimas assistência e o atacante Dzagoev decretaram a vitória de 4-1, mostrando que ela vai dar muito trabalho nessa Eurocopa. Para mim a Rússia se classifica fácil como primeiro, tendo a Rep. Tcheca e Grécia brigando pela segunda vaga.

Grupo B - Dinamarca / Portugal / Alemanha / Holanda


O grupo da morte! Quando começou o jogo da Holanda contra a Dinamarca no grupo, todos davam como certo a vitória da Holanda. Mas eu sempre disse que a Dinamarca não tem jogadores de destaque como a Holanda. Mas nesses últimos anos, ela vem se destacando muito pelo seu coletivo forte, e taticamente muito bem disciplinados com uma forte marcação, explorando contra-ataques rápidos. A Holanda jogou praticamente o jogo inteiro pressionando a Dinamarca com Sneijder, Robben e Van Persie conduzindo sempre o ataque, e a Dinamarca, explorando o contra-ataque, fez 1-0, decretando a vitória dinamarquesa. Depois do gol da Dinamarca, o time se perdeu em campo, se afobando demais, facilitando a forte marcação da Dinamarca, que soube calmamente conduzir o jogo, para sua vitória, mesmo com toda a pressão da Holanda. Essa derrota custou muito caro para a Holanda, que tem duas pedreiras pela frente agora na chave. A Alemanha também teve uma pedreira em seu jogo. Mas Portugal, com sua estrela Cristiano Ronaldo ainda falta algo mais para se dar bem no futebol europeu. Tem bons jogadores, mas parece faltar sorte. E a Alemanha pelo contrário, sempre teve sorte. Eu honestamente adoro o futebol alemão. Futebol muito tático, com jogadores fortes e técnicos e que joga no coletivo. A Alemanha como sempre, tenta impor seu futebol de toque de bola e posse contra Portugal, que adotou uma postura muito interessante no jogo, de marcar com muita pressão, não dando tempo para a Alemanha respirar. Isso facilitou muito para Portugal não passar muito sufoço, tendo apenas algumas chances de gol para Alemanha. Mas Portugal sempre parava na forte defesa alemã. Mario Gomez marcou para a Alemanha e Portugal começou a fazer muita pressão, tendo o goleiro alemão Neuer se destacando no final da partida. Como eu falei, Portugal é um ótimo time, mas falta sorte. Perdeu muito gol e bola na trave. Isso foi crucial na partida e no final Alemanha 1-0 Portugal e seguindo com grande chances de classificação. Para mim a Alemanha se classifica nesse forte grupo, tendo como o segundo do grupo sem nomes. A vitória da Dinamarca, contra uma das favoritas Holanda, fez embolar o grupo, dando chance para todos se classificarem.

Grupo C - Itália / Espanha / Croácia / Irlanda

Quando começou o jogo da minha Itália, eu sabia das suas limitações, sem grandes nomes na seleção ofensivamente. Cassano para mim, ainda está voltando, pegando ritmo desde que ele sofreu o AVC ainda não voltou ao seu potencial e ainda estava meio receoso com ele. Balotelli é um ótimo jogador. Mas é um encrenqueiro nato e em muitos jogos ele do nada apaga e some. Que foi o que aconteceu contra a Espanha, que com seu tradicional toque rápido e posse de bola, vem para essa Eurocopa com toda a condição de favorita do grupo e para ser campeã. Mas não foi isso que aconteceu! A Itália com suas deficiências, soube explorar o que é famoso no seu futebol, a forte marcação e sua defesa sólida, que tinha o De Rossi como surpresa na zaga. O time italiano montou um esquema tático que conseguia anular muito bem a troca de passe espanhola, com 3, 4 jogadores sempre cercando, marcando com muita pressão os jogadores da Espanha, que não conseguia finalizar seus passes rápidos. Com Pirlo no meio-campo ligando a defesa, com o ataque, a Itália tentava ligar o contra-ataque com Cassano, que se movimentou muito bem no jogo. E o Balotelli que está como um verdadeiro cone em campo, perdendo por sinal uma grande chance de gol. Com Di Natali entrando no lugar dele, em um ataque rápido, a Itália marcou seu gol. Mas logo em seguida, em uma jogada parecida da Espanha, com toques rápidos Fábregas marcou e deixou tudo igual. A Espanha teve chance de sair vitoriosa, mas Torres perdeu contra o grande goleiro Buffon. Um resulta justo de 1-1. Com um jogo muito movimentando em todos os sentidos. A Croácia entrou em campo, imaginando que encontraria uma forte marcação no estilo inglês de jogar da Irlanda, mas quando a Irlanda foi começar o jogo, já estava 1-0 para a Croácia, com um ataque rápido que Mandzukic anotou. O bom toque de bola e a marcação por zona e na pressão da Croácia, fazia a Irlanda jogar apenas no lançamento e nas bolas altas, tentando explorar as laterais com velocidade no ataque. E em uma jogada dessas, que deu em falta, que saiu o gol da Irlanda com Ledger. O Jogo ficou equilibrado, com o meio de campo tendo dificuldades. A Croácia seguia atacando mais, com mais jogadas que poderiam resultar o segundo gol. No segundo tempo, a Irlanda tomou outro gol rápido que desestruturou o time. E a Croácia se aproveitando disso marcou o terceiro, acabando com as chances da Irlanda, que não sabia passar pela ótima marcação croata. Final Croácia 3-1 Irlanda, para a alegria da minha amiga Júlia hahaha Eu acho que quem realmente se deu mal no grupo, foi a Espanha, que na última rodada pode precisar jogar tudo contra a Croácia. Para a Itália, o jogo contra a Croácia é de vida ou morte, tendo em vista que só a vitória interessa para ficar segura, e se assim possível, conquistar a vaga. É um grupo difícil! Possibilidade para surpresas.

Grupo D - Ucrânia / Inglaterra / França / Suécia

Quando começou o jogo da França x Inglaterra, eu pensei que seria um grande jogo. Mesmo com os desfalques ingleses, acreditava que daria trabalho para a França, que com Ribery e companhia vem de uma sequência muito boa de vitórias. A França misturando velhos com novos, atacou sem parar com Nasri, em uma ótima partida abastacendo todos os lados do campo. A Inglaterra se defendendo como pode, explorava o contra-ataque, mas sem sucesso. Foi um jogo muito parado, que me deu sono sendo honesto. E em uma bola parada, a Inglaterra faz seu gol com Lescott, parecendo então que o jogo ficaria mais interessante. Mas continuou sonolento e em uma bola de fora da área, Nasri empata o jogo. A França continuou com pressão com seu ataque veloz e explorando as jogadas na área para Benzema, mas sem sucesso. Final, França 1-1 Inglaterra. No outro jogo do grupo, outra anfitriã do torneio estreia contra a Suécia do grande Ibrahimovic. A Ucrânia vinha de resultados ruins antes da Eurocopa e tinha em seu maior jogador, Shevchenko (Sou fanzaço) como opção de gols. Com seus 35 anos, e com sua primeira participação na Eurocopa, a Ucrânia tinha pela frente Ibrahimovic, que atualmente é um dos grandes atacantes da atualidade. Mas jogando com passes rápidos e explorando muito as laterais, a Ucrânia atacou a equipe sueca, sendo puxado pela torcida, que lotou o estádio. Mas que ficou calada quando Ibrahimovic em um lance de bom posicionamento na área, anotou Suécia 1-0. A Ucrânia não desanimou e continuou atacando forte com Voronin e Konoplyanka atacando, junto com Shevchenko sem dar descanso para a defesa sueca. Não demorou muito para Shevchenko empatar e poucos minutos depois, em um escanteio, marcar seu segundo gol, decretando a vitória da Ucrânia. Shevchenko, quando jogava no Dinamo de Kiev eu era fã. Dai foi para o meu time, Milan e destruiu. Eu adoro o Shevchenko e ele merece tudo isso que está acontecendo. É um verdadeiro herói por tudo que aconteceu na vida dele (vale a pena) e será sempre um dos meus craques favoritos. O grupo é difícil, com todos os times com chances de passar. Pelo futebol apresentado por todos, sem favoritos, apesar da França estar muito boa.

E esses foram meus comentários sobre os jogos da Eurocopa. Nada detalhado, com aquele profissionalismo. Comentei para se divertir, por que adoro futebol, principalmente o futebol europeu. Postarei mais a respeito, quando terminar a segunda rodada dos grupos.

Abraços e beijos para todos!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso os comentários. Tirando a parte técnica que só depois que eu li aqui que eu percebi, o resto concordo com tutto!
    E, minha Hrvatska! *------------*
    Ainda estou em dias de festa pela vitória (na quarta começa a ansiedade pelo jogo de quinta). Espero que nesse grupo haja grandes surpresas, já que o esperado é obviamente Espanha e Itália.
    Minha Hrvatska vai detonar! <3
    Huahsuahsuhasausuhaus.

    ResponderExcluir
  3. Então, eu ainda acho que pode ter surpresas nesse Grupo C. Está aberto na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Meu cérebro já está pifando pensando nas trocentas possibilidades...

      Excluir
    2. hahahahahaha espera até quinta-feira!

      Excluir